Gigante da Beira-Rio

O Estádio José Pinheiro Borba,também conhecido como Gigante da Beira-Rio está localizado ás margens do Rio Guaíba,em Porto Alegre,no estado do Rio Grande do Sul.Seu nome oficial é uma homenagem a um cidadão português que durante muitos anos comandou as obras de construção do estádio,morrendo antes que fossem terminadas.Atualmente,é o terceiro maior estádio particular do país.


 Dados
  • Tipo do gramado: Bermuda Green (importada do EUA), dotado de sistema de drenagem
  • Bilheterias: 4, num total de 68 guichês
  • Elevadores: 6 (dois nas Cadeiras, um nos Camarotes, dois no Ginásio Gigantinho e um no pórtico de entrada do estádio)
  • Banheiros: 39 (20 masculinos e 19 femininos)
  • Capacidade 56.000 (25.000 nas cadeiras e 31.000 nas arquibancadas)
  • Recorde de Público 106.554 (Seleção Gaúcha 3 x 3 Seleção Brasileira- 17 de junho de 1972)

O Beira-Rio possui:
  • Loja InterSports, Loja do DTG  Lenço Colorado, Agência do Banrisul, Bar Celeiro de Ases, Churrascaria Montana Grill, Parque Gigante ,Museu do Inter
  • 50 suítes equipadas com ar-condicionado, internet, sofás, mesas e televisão.
  • 4 vestiários, sendo dois para o time profissional, com banheiras de hidromassagem, área técnica, área para aquecimento, departamento médico, um para os árbitros e um para as categorias de base.
  • 4 campos suplementares de treinamento das categorias de base e do time profissional.
  • Ginásio de Esportes Gigantinho, com capacidade para 15 mil espectadores.
  • Estacionamento para 6.000 veículos.

Construção

Exatamente no ano em que estava terminando uma longa hegemonia do Inter no futebol gaúcho, 1956, começou a história da construção de um grande estádio, o Beira-Rio. No dia 12 de setembro de 1956, o vereador Ephraim Pinheiro Cabral, um homem do futebol, que por várias vezes presidiu o Inter, apresentou na Câmara de Porto Alegre o projeto de doação de uma área que seria aterrada no rio Guaíba. Na verdade o Inter estava ganhando era um terreno dentro da água. Só em 1959 o clube fincava as primeiras estacas do Beira-Rio.


O Beira-Rio foi construído em grande parte com a contribuição da torcida, que trazia tijolos, cimento e ferro para a obra, inclusive do interior. Nesse sentido, havia programas especiais de rádio, para mobilizar os torcedores colorados em todo o Rio Grande do Sul. Consta que até Falcão, mais tarde ídolo colorado,      chegou a trazer tijolos para a construção.
Na década de 60, uma época difícil para o Inter no futebol, o Beira-Rio, ironicamente chamado de Bóia Cativa parecia que jamais seria concluído. Cansados das derrotas do time nos Eucaliptos, ali pertinho, os torcedores saiam para ver as obras do novo estádio. A gente torcia por pedreiros, lembram os colorados.

Inauguração

O primeiro jogo sediado no Beira-Rio foi um amistoso do Internacional contra o Benfica de Portugal, de astros como Eusébio e Torres. O primeiro gol do estádio foi marcado por  Claudiomiro. Eusébio empatou a partida, mas o jogo terminou 2x1 para o Internacional no dia 6 de abril de 1969, com o segundo gol sendo marcado pelo jogador colorado Gilson Porto.
Demais jogos

Os demais jogos de Festival de Inauguração foram:
  • 7 de abril de 1969 - Internacional 2 x 1 Benfica
  • 9 de abril de 1969 - Brasil 2 x 1 Peru
  • 13 de abril de 1969 - Internacional 4 x 0 Peñarol
  • 20 de Abril de 1969 - Internaciona 0 x 0 Grêmio

 Maior sessão de cinema da história

Em 7 de Dezembro de 2010, o Beira-Rio recebeu a exibição de um filme com o maior público, em uma mesma sessão, na história do cinema. O Beira-Rio recebeu 27.022 pessoas na projeção de “Absoluto – Internacional bicampeão da América”, documentário sobre o título conquistado pelo Inter, quatro meses antes. O feito recebeu certificação do Guinness, o Livro dos Recordes.



Adesivo para a
construção do Beira-Rio
O aterro onde foi erguido o Beira-Rio
As primeiras formas do Gigante
Margem do rio Guaíba ficava rente ao Beira-Rio em 1968 
Claudiomiro marcou o primeiro gol do Beira-Rio
Gigante em noite de jogo pela Libertadores da América 2010
Perspectiva do Gigante do campo suplementar C
Visão panorâmica da Avenida Padre Cacique e do entorno do Beira-Rio
Comemoração na final da Libertadores de 2006
Beira-Rio em dia de decisão

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.