Bi-Campeão Brasileiro 1976


O bicampenato nacional

Em 1976, o Internacional manteve a base vitoriosa do ano anterior. O clube colorado chegou de novo ao topo do futebol brasileiro. A conquista do bicampeonato foi em cima do Corinthians. Valdomiro foi o grande nome da partida, marcando um gol e sendo decisivo em outro, como fora no gol de Figueroa no ano anterior. Também em 1976, o Inter teve outra importante conquista. Desafiado a bater seu próprio recorde e, principalmente, bater a marca do grande rival, o Colorado ganhou o oitavo título gaúcho consecutivo e consolidou o octacampeonato gaúcho, deixando para trás o hepta que o Grêmio havia conquistado em 1968.
A campanha do Internacional no Campeonato Brasileiro de 1976 foi notável: em 23 jogos, a equipe treinada por Rubens Minelli venceu 19, empatou um e foi derrotada em apenas três oportunidades. O regulamento da competição foi o seguinte: os 54 times foram distribuídos em seis grupos de nove equipes. Todas passaram para segunda fase, sendo que as quatro primeiras de cada um formaram quatro grupos de seis times. Desses grupos, os três primeiros colocados passariam para a terceira fase. Do 5º ao 9º lugar dos grupos da primeira fase, foram formados seis grupos de cinco clubes cada, em que apenas o vencedor disputaria terceira fase. A terceira etapa uniu os classificados em duas chaves de nove times e o primeiro e segundo colocados de cada uma delas disputaram as semifinais. A final foi disputada em jogo único.


Inter decidiu título com o Corinthians

O dia 12 de dezembro de 1976 marcou a finalíssima do campeonato. E foi um clássico: Inter e Corinthians se confrontaram em um Beira-Rio completamente lotado. Aos 29 minutos do primeiro tempo, Dadá saltou alto para cabecear e abrir o placar. Na etapa final, aos 12 minutos, Valdomiro cobrou uma falta, a bola bateu no travessão e cruzou a linha do gol. O árbitro José Roberto Wright, apoiado na informação do assistente Luiz Carlos Félix, validou o gol para a explosão vermelha no Beira-Rio: 2 a 0. A segunda estrela representava a afirmação da maioridade do futebol gaúcho.

Campeonato Brasileiro de 1976

Campeão: Internacional
Artilheiro: Dario - Internacional (16 gols)


Time base: Manga; Cláudio, Figueroa, Marinho Peres e Vacaria; Caçapava, Falcão e Batista; Valdomiro, Dario e Lula. Técnico: Rubens Minelli.

Primeiro turno

Internacional 6x0 Figueirense
Internacional 1x0 Palmeiras
Grêmio 1x3 Internacional
Caxias 2x1 Internacional
Avaí 0x4 Internacional
Desportiva 1x4 Internacional
Santos 1x3 Internacional
Internacional 3x0 Rio Branco/ES


Segundo turno
 
Fluminense 1x1 Internacional
Goiás 0x3 Internacional
Internacional 2x0 América/RN
Internacional 2x0 Fortaleza
Internacional 3x0 Botafogo/SP 


Terceiro turno


Internacional 0x1 Coritiba
Botafogo/SP 1x4 Internacional
Internacional 5x1 Santa Cruz
Internacional 2x0 Caxias/RS
Palmeiras 1x2 Internacional
Corinthians 2x1 Internacional
Internacional 2x1 Ponte Preta
Internacional 3x0 Portuguesa



Semifinal
Internacional 2x1 Atlético-MG


Final
Internacional 2x0 Corinthians



Internacional: Manga; Cláudio, Figueroa, Marinho Peres e Vacaria; Caçapava, Falcão e Batista; Valdomiro, Dario e Lula. Técnico: Rubens Minelli.

Corinthians: Toblas; Zé Maria, Moisés, Zé Eduardo e Vladimir; Givanildo, Ruço e Neca; Vaguinho, Geraldão e Romeu. Técnico: Duque.

Local - Beira-Rio, Porto Alegre
Data - 12/12/1976
Gols - Dario (I), aos 29 min do primeiro tempo, e Valdomiro (I), aos 12 min do segundo tempo.
Árbitro - José Roberto Wright
Renda - Cr$ 3.200.795
Público - 84.000 pagantes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.